domingo, 26 de abril de 2009

Comval Racing e ISEP

Olá a todos ! :D

Já vamos na segunda semana do 3º período e parece que o tempo "voa". Nesta semana, contactámos com o ISEP e com um dos nossos apoios, a Comval Racing.


No que diz respeito á Comval Racing, e depois de uma breve conversa com o Eng.Nuno Magalhães, foi-nos comunicado que, infelizmente, não vão conseguir fazer o estudo CFD do nosso carro, devido a motivos profissionais relacionados com a empresa. Mas, nem tudo são más notícias, já que o engenheiro propôs-se a enviar-nos um trabalho(na língua inglesa) basicamente sobre aerodinâmica.




Em relação ao ISEP, já temos novidades. Primeiramente, a professora Rute Ribeiro forneceu-nos o contacto do Eng.João Pinho, ao qual nós redigimos um e-mail a explicar em que consistia a nossa Torre de Carregamento, onde obtivemos logo uma resposta por parte desse Eng. a questionar a parte técnica da Torre, sendo assim escrevemos a resposta a essa questão, falando na parte renovável da nossa Torre, neste caso a energia solar. Após a recepção da nossa resposta, o Eng.João Pinho referiu-nos que ia contactar o Departamento de Engenharia Electrotécnica para saber quem nos poderá ajudar na construção da Torre. Entretanto, aguardamos por uma resposta.

Para finalizar, de salientar ainda, que para a próxima semana devemos ir a uma "casa" em Vermoím que trabalha com fibra de vidro, no intuito de começar o mais rápido possível a construção do modelo físico do JETA V1.

Sem mais de momento,

João Albano.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

"First week"

Boas pessoal ! :D

O último período do ano começou, e a equipa JETA está prontíssima a enfrentar o extenso trabalho que tem pela frente, visando a realização de uma fantástica exposição final.

Primeiramente, vou-vos dar a conhecer os objectivos que temos que finalizar neste período:

- O website do nosso grupo; - O modelo físico do JETA V1 em fibra de vidro; - A torre de carregamento; - O documentário.

De seguida, ficando logo decidido nesta primeira semana do período ,e como o tempo é escasso, cada elemento do grupo ficou com a tarefa de recolher informação para o documentário.

Por último, e com uma extrema ajuda da professora Rute Ribeiro, faltando apenas um ou outro contacto para realizar, teremos, espero eu, o apoio do ISEP(Instituto Superior de Engenharia do Porto).
Na minha próxima actualização saberão se, felizmente, conseguimos ou não o apoio e,respectivamente todos os pormenores dessa obtenção! ;D


Com os melhores cumprimentos,
João Albano

sexta-feira, 27 de março de 2009

Férias pessoal !

Nem parece que é verdade!

O segundo período está mesmo a chegar ao fim, e ainda parece que foi no outro dia que houve o 1ºdia de aulas de Á.P., onde ficamos a conhecer a nossa professora Rute Ribeiro, começando logo por nos distribuir tarefas.

È tempo, agora, de fazer as malas, preparar tudo, porque amanha já iniciámos a viagem com direcção a Lloret del Mar, com isto, pretendo eu referi que o balanço deste longo período ficará para depois das férias, ou seja, depois do tão "merecido descanso".

Despeço-me com os melhores cumprimentos, tenham umas boas férias e hasta la vista baby ! :D

João Albano

terça-feira, 24 de março de 2009

"Sem dúvida a melhor apresentação da turma !"

Olá a todos! :D

Ora bem, mais uns diazitos e estamos de férias, realmente o tempo passa cada vez mais rápido! :O

Primeiramente, vou começar por expor a apresentação do grupo JETA que ocorreu na passada sexta-feira.
Como é possível deduzir pela expressão do título, creio que a nossa apresentação decorreu deveras bem, onde todos os elementos do grupo estiveram em sintonia e dando um bom "espectaculo" ás pessoas que estavam presentes. Foi, como prometido anteriormente, visualizado o tão mencionado "trailer" do respectivo documentário.
Em relação ao conteúdo em si da apresentação, coube-me a mim a parte do modelo físico do nosso carro, onde eu pude referir as experiências realizadas, o carro telecomandando em si e os mais variados assuntos discutidos acerca do nosso JETA V1.


Por fim, vou ainda mencionar um outro assunto abordado no decorrer desta semana, que foi o trabalho individual ; onde na qual eu creio que consegui realizar todos os objectivos que a prof. Rute nos pediu, fazendo um relatório, na minha opinião, bem estruturado e expondo todas as ideias possíveis de uma forma transparente.

Atenciosamente

João Albano

quarta-feira, 18 de março de 2009

Documentário e "é o vermelho cara"

Boas! :D

Estando a ultrapassar e a quase finalizar um dos períodos mais cansativos e trabalhosos da minha vida escolar, estou aqui mais uma vez para falar acerca do trabalho realizado por mim e pelo o magnífico grupo JETAAAA !


Mencionando agora um dos assuntos do título, posso vos dizer, caros bloguistas, que já executámos algumas filmagens para o documentário. Infelizmente este objectivo só vai ser possível finalizar no 3ºperíodo, estando previsto a apresentação do respectivo "trailer" para sexta-feira dia 20.

De seguida, e referindo o assunto do ISEP, ainda não obtivemos nenhuma resposta, contudo a professora Rute referiu que ia tentar resolver este assunto.

Em relação ao modelo 3D, ficou decidido que a cor do nosso fantástico carro iria ser o vermelho!!!

Sem mais de momento,

João Oliveira

quinta-feira, 12 de março de 2009

Coisas infelizes !

Saudações caros bloguistas !

Daqui a uma a duas semanas o período acaba, e já paira no ar o stress acumulado dos últimos testes,trabalhos e apresentações a fazer. No entanto, estou aqui presente uma vez mais para vos dar a conhecer das últimas actualizações do grupo JETA.

Infelizmente, vou começar por referir duas notícias particularmente infelizes.

Passando pelo assunto do modelo "físico" em gesso do JETA V1, mencionado há dois post's atrás, digo-vos que aconteceu exactamente o contrário ao que tinha ocorrido da outra vez que tínhamos feito esta experiência, ou seja, houve um excesso de gesso em relação a um défice de água, o que não nos proporcionou a reprodução do JETA V1.

Mas , e como "não há duas sem três", não vamos desistir perante as adversidades e vamos conseguir o tão almejado "produto final"!

De seguida, e continuando nesta onda de notícias negativas, infelizmente ainda não obtivemos nenhuma resposta por parte do ISEP em relação ao e-mail enviado pela nossa parte.

Por fim, e para terminar com este enguiço de notícias infelizes, é de salientar a referência positivista sobre a COMVAl RACING. À cerca de uns dias enviámos os "blueprints" do nosso carro e algumas imagens do nosso modelo 3D para o Engenheiro Nuno Magalhães, e após a recepção dessas, foi nos dito que a partir do dia 19 de Março iria começar a tratar do estudo CFD do nosso carro, esperando terminá-lo na terça-feira da semana seguinte.



Por hoje é tudo, com os melhores cumprimentos

João Albano